top of page
logo 50_edited.png

Recuperação nas exportações de sucata ferrosa

Dados divulgados pelo Ministério da Economia, Secex, apontam que as exportações de sucata ferrosa, insumo usado na fabricação de aço, alcançaram 86.425 toneladas, expansão de 61,6% em comparação ao mesmo mês de 2024, com 53.472 toneladas. Houve também crescimento de 26,2% sobre abril deste ano, com volume de 68.492 toneladas. De janeiro a maio, as exportações atingiram 333.502 toneladas, 20,7% acima de igual período de 2024, com 276.204 toneladas,

Para o Instituto Nacional de Reciclagem (Inesfa), órgão de classe que representa mais de 5,5 mil empresas recicladoras, esse crescimento das vendas externas de sucata refere-se apenas aos volumes excedentes não consumidos internamente e se deve a alguns fatores principais, “O aumento da importação de aço, de países como China, Índia, Egito e Turquia, aliada as dificuldades de exportação para os EUA, com as tarifas impostas pelo governo Trump, vem desestabilizando todo o ciclo da transformação, com forte redução da produção interna das usinas siderúrgicas e, consequentemente, queda na demanda por sucata ferrosa”, diz Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa. Com o agravante, segundo ele, de o aço importado, principalmente da China, ser mais poluente, trazendo prejuízos ao meio ambiente.

Essa situação, além de prejudicar as empresas de reciclagem e a indústria do aço no Brasil, tem impactado o elo mais vulnerável desse ciclo, os catadores (mais de 1 milhão no país), que fizeram dessa atividade a fonte de trabalho e renda para garantir o sustento e estão tendo seus ganhos reduzidos, conforme o Inesfa.

Para tentar amenizar essa crise, o Inesfa continua empenhado no Senado Federal para aprovação do Projeto de Lei 1.800/2021, do deputado federal Domingos Sávio, que traz apensada a proposta do deputado federal Vinicius de Carvalho, visando isentar recicladores e cooperativas de catadores do pagamento de PIS e Cofins na venda de materiais reciclados à indústria de transformação.


Fonte: Letras & Fatos Comunicação <sistemas@pr.comuniquese1.com.br> Assessoria de imprensa



 
 
 
bottom of page