Origem da Sucata
A sucata de aço provém de:
Sucata Interna ou de Retorno: Originada da usina siderúrgica, durante o processo de fabricação dos mais variados tipos de aço.
Sucata de Processamento ou Industrial: Proveniente das atividades industriais (indústria automobilística, embalagens, naval, construção civil...).
Sucata Obsolescência: Origina-se da coleta de produtos colocados em desuso (ex: embalagens, máquinas, fogões, geladeiras...).
Importância da Gestão Ambiental
A atividade de coleta, transporte, seleção, preparação e comercialização de materiais metálicos recicláveis, dentre outros benefícios advindos da reciclagem, resulta na desoneração dos Municípios de grande parte das despesas necessárias para a preservação do meio ambiente, dando destinação final ambientalmente correta aos materiais metálicos recicláveis, prolongando a vida útil dos aterros sanitários e das reservas minerais, proporcionando redução no consumo de energia elétrica e da utilização de recursos hídricos.
Materiais
95
%
Fonte:CEMPRE
Quando o aço é produzido inteiramente a partir da sucata há uma redução da poluição do ar (-85%) e do consumo de água de (-76%), eliminando todos os impactos decorrentes da atividade de mineração.
Cada tonelada de alumínio reciclado poupa a degradação do ambiente com a retirada de 5 toneladas de bauxita.
01 (uma) lata de alumínio reciclada equivale a economia de energia de um televisor em uso pelo período de três horas.