Exposição do INESFA leva mensagem sobre economia circular ao TJDFT durante o Junho + Sustentável 2026
- INESFA

- há 2 dias
- 3 min de leitura

Reciclagem: transformando resíduos em desenvolvimento, inclusão e sustentabilidade.
No próximo dia 23 de junho, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebe a exposição itinerante "Reciclagem: O Caminho para a Sustentabilidade", promovida pelo Instituto Nacional da Reciclagem (INESFA), como parte da programação oficial do Junho +Sustentável 2026, iniciativa coordenada pela Coordenadoria de Gestão Estratégica e Sustentabilidade (COGES).
Alinhada ao tema desta edição — "Do Descarte à Transformação: Pequenas Ações, Grandes Impactos" — a exposição convida o público a refletir sobre o papel da reciclagem na construção de uma sociedade mais sustentável, consciente e comprometida com as futuras gerações.
A realização da mostra no TJDFT resulta da parceria entre o Instituto Nacional da Reciclagem (INESFA) e a Coordenadoria de Gestão Estratégica e Sustentabilidade (COGES), fortalecendo as ações de educação ambiental, conscientização e promoção da sustentabilidade desenvolvidas pelo Tribunal. A iniciativa evidencia como a cooperação entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade pode contribuir para a disseminação de boas práticas ambientais e para o fortalecimento da agenda da economia circular no Brasil.
Inaugurada em junho de 2024, simultaneamente em Brasília e São Paulo, durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a exposição nasceu com o propósito de ampliar o conhecimento da sociedade sobre a importância da reciclagem, da valorização dos recursos naturais e da transformação dos resíduos em novas oportunidades econômicas e sociais.
Desde então, a mostra vem percorrendo importantes instituições públicas e espaços de grande circulação, consolidando-se como uma relevante ação de educação ambiental e sensibilização da sociedade para os desafios da sustentabilidade.
Em Brasília, a exposição já foi apresentada na Câmara dos Deputados, no Ministério do Trabalho e Emprego, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), na Câmara Legislativa do Distrito Federal e no Palácio do Buriti. Agora, chega ao TJDFT, ampliando o diálogo com magistrados, servidores, colaboradores e visitantes sobre a importância da gestão sustentável dos resíduos e da responsabilidade socioambiental.
Em São Paulo, a mostra foi instalada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), na Câmara Municipal de São Paulo, no SESC Interlagos e na Waste Expo Brasil, hoje denominada Eco Expo, um dos mais importantes eventos da América Latina voltados à gestão de resíduos, reciclagem e sustentabilidade.
Com uma proposta visual moderna, acessível e educativa, a exposição apresenta informações sobre os benefícios ambientais, econômicos e sociais da reciclagem, demonstrando como materiais que seriam descartados podem retornar ao ciclo produtivo como matéria-prima, reduzindo a pressão sobre os recursos naturais, economizando energia e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
A mostra também evidencia a importância da cadeia produtiva da reciclagem para a geração de emprego, renda e inclusão social, destacando o trabalho desenvolvido por milhares de profissionais que atuam diariamente na coleta, triagem, processamento e transformação de materiais recicláveis em novos produtos.
Mais do que apresentar conceitos e dados, a exposição propõe uma reflexão sobre hábitos de consumo, responsabilidade compartilhada e cidadania ambiental. Ao percorrer seus painéis, o visitante é convidado a compreender que pequenas atitudes individuais podem gerar grandes impactos coletivos quando incorporadas ao cotidiano.
A participação da exposição na programação do Junho +Sustentável 2026 reforça a convergência entre os propósitos do INESFA e do TJDFT, instituições que reconhecem a sustentabilidade como um compromisso permanente e um valor essencial para a construção de organizações mais eficientes, responsáveis e alinhadas aos desafios do século XXI.
Ao levar a exposição ao ambiente do Poder Judiciário, o INESFA reafirma sua missão de promover conhecimento, conscientização e diálogo sobre a relevância da reciclagem para o desenvolvimento sustentável do país, demonstrando que a construção de uma sociedade ambientalmente responsável depende do engajamento de governos, empresas e cidadãos.
Reciclagem não é apenas a destinação correta dos resíduos. É a transformação de materiais, de comportamentos e de realidades. É o caminho para a sustentabilidade.
SERVIÇO:
Exposição: Reciclagem: O Caminho para a Sustentabilidade
Realização: Instituto Nacional da Reciclagem (INESFA)
Parceria: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) – Coordenadoria de Gestão Estratégica e Sustentabilidade (COGES)
Programação: Junho +Sustentável 2026
Data de abertura: 23 de junho de 2026
Local: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – Brasília/DF
Curadoria: KA Gestão e Negócios





Comentários